Publicidade

Voluntários vão ajudar a conservar área florestal plantada em 2014
Todos juntos em nome da floresta. Este bem poderia ser o lema da ação que a Câmara Municipal de Vouzela e a Fundação Floresta Unida promovem entre entre 25 e 26 de setembro na Mata da Penoita. Diversos voluntários vão participar na tarefa de manutenção daquele espaço natural, limpando a mata e impedindo o alastramento de espécies invasoras.

A iniciativa acontece no seguimento da ação de reflorestação levada a cabo em outubro de 2014, na qual participaram centenas de voluntários, que plantaram na mata da Penoita cerca de 20.000 árvores, “realizando a maior ação de reflorestação desse ano a nível ibérico”, sublinha a autarquia. O projeto teve como objetivo recuperar o património florestal destruído pelos grandes incêndios do verão de 2013, que haviam atingido também aquela zona.

“A organização quer continuar a envolver a comunidade e da sociedade civil na conservação desta área florestal modelo e espera que inúmeros voluntários se juntem a esta iniciativa”, avança a Câmara Municipal de Vouzela.

Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição até dia 23 de setembro, através do e-mail florestaunida.pt@florestaunida.com e dos telefones 935 330 161 / 160, ou então através do e-mail gtf@cm-vouzela.pt e do telefone 232 740 740.

A organização solicita aos participantes que tragam calçado adequado, roupa confortável, boné, impermeável, mochila, protetor solar, bolachas e água.

Esta ação de manutenção florestal conta com o apoio do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, do Exército, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, do Agrupamento de Escuteiros de Campia e do BTT Vasconha.