O tradicional Arroz de Lampreia

Quinze restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira estão a servir “os mais saborosos pratos de lampreia do rio Minho”. Durante os fins de semana de fevereiro e março, a VII edição da “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência” associa a gastronomia ao património natural, histórico e cultural da região.

“Opções mais tradicionais ou contemporâneas, a escolha é do cliente que tem a garantia de que as melhores receitas e os bons sabores serão servidos com requinte e inovação”, revela Irene Pinheiro, do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

A lampreia é rainha mesa de 15 restaurantes do concelho “e uma boa sugestão para um almoço em família ou entre amigos, partilhando uma experiência degustativa única e genuína”.

A VII edição da “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência” inclui um vasto programa de animação, com destaque para a exposição ‘Um trimestre, um peixe, a lampreia’ patente no Aquamuseu do rio Minho, e o regresso, em março, das gargalhadas do ETC… Encontros de Teatro de Cerveira, além da comemoração dos dez anos do espetáculo Queima de Judas, no sábado antes da Páscoa.

Os visitantes são ainda convidados a descobrir a beleza natural, a arte ao ar livre e em museus, e as várias feiras (Feira Semanal, Feira de Artesanato e Feira de Artes e Velharias).

A iniciativa é um projeto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira –, “que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência”, explica Irene Pinheiro.