Fotografia: Hugo Monteiro
Publicidade

Locais para escalada em Portugal

Fica perto de Monsanto, antigamente considerada “a aldeia mais Portuguesa de Portugal”, das Termas de Monfortinho e da fronteira com Espanha.

A experiência de escalada aqui inclui vista para o rio Pônsul que serpenteia pelo vale onde existem várias tipologias de moinhos acionados a água e alguns raros espécimes de moinhos acionados pelo vento, bem como várias casas de pedra típicas.

Fotografia: Hugo Monteiro
Fotografia: Hugo Monteiro

Penha Garcia é também uma das principais jóias da coroa do Geopark Naturtejo, o primeiro geoparque português inserido na rede da UNESCO, sendo ponto de passagem de um percurso pedestre chamado “Rota dos Fósseis” pela facilidade de observação de fósseis de Trilobites.

Bem perto da fronteira com Espanha, Penha Garcia e as suas vias de escalada, que podem chegar aos 45m de altura, têm sido um chamariz para escaladores nacionais e estrangeiros, já que estas paredes são imponentes muralhas quartzíticas caraterizadas pelas imensas fissuras existentes. Vale bem a visita de contemplação desta envolvente etnográfica, natural e histórica que nos dá Penha Garcia.

Fotografia: Hugo Monteiro
Fotografia: Hugo Monteiro

Penha Garcia

40°02’41.4″N 7°00’55.1″W

São 10 os locais de extrema beleza para a prática de Escalada em Portugal que o vão levar a visitar locais que de outra forma seria difícil de conhecer. Amanhã a Revista Descla e o “Mãos de Resina” trazem-lhe  outra sugestão de visita.