No cimo observa-se a Fraga da Meadinha, imponente sobre a aldeia da Peneda. | Fotografia: António Cunha
Publicidade

Locais para escalada em Portugal

“Peregrinos” sem profeta, transformaram esta bela parede de característico e pardo granito num santuário de escalada em rocha. Aqui, o perfil da rocha manda escalar “as fissuras de granito e confrontar as infames protuberâncias de cristal tão características da Peneda” como dizem Paulo Roxo e Daniela Teixeira, escaladores que ajudaram a desenvolver a escalada na Meadinha.

A Meadinha fica junto à aldeia da Peneda, que é uma das mais belas aldeias de montanha. Sobrepondo uma ravina profunda, com vista para os sectores de escalada e uma cascata adjacente, Peneda oferece um espetáculo fascinante. Na aldeia existe o Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Este santuário construído entre finais do século XVIII e meados do século XIX, conta com uma escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão).

Meadinha

41°58’19.3″N 8°13’24.6″W

São 10 os locais de extrema beleza para a prática de Escalada em Portugal que o vão levar a visitar locais que de outra forma seria difícil de conhecer. Amanhã a Descla e o “Mãos de Resina” trazem-lhe então outra sugestão de visita.