Publicidade

Mais de 70 alunos do Clube do Movimento e do Programa de Boccia Adaptado vão participar, na próxima segunda-feira, no 1º Torneio de Boccia da época 2015/2016, que se realiza no Pavilhão Municipal Susana Barroso, em Odivelas.

A prova, organizada pela Câmara Municipal de Odivelas com o apoio da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, é apadrinhada pela  atleta paralímpica Susana Barroso.

De acordo com a autarquia, o torneio “pretende proporcionar uma atividade física adaptada e adequada a todas as limitações, contribuir para o aumento da vitalidade, mental, física e social dos participantes, melhorar a qualidade de vida, restituindo aos idosos a consciência do seu corpo e a possibilidade da utilização do mesmo com eficácia”.

Desenvolver a motricidade fina e global, a coordenação motora a nível óculo-manual e a capacidade de concentração, e motivar os praticantes para a continuidade da modalidade de boccia são outros dos objetivos.

Além do Torneio de Boccia, vai realizar-se ainda o Torneio Extra – Desporto Adaptado, para o qual vão ser selecionados representantes com menos de 65 anos que apresentem limitações cognitivas/físicas devidamente identificadas das entidades inscritas no Programa Boccia Adaptado.

O momento vai servir ainda para homenagear a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência “pelo trabalho meritório que desenvolve, em particular, no Concelho de Odivelas”, revela a autarquia.

A Câmara Municipal de Ofivelas criou, em 2013, o Programa de Desporto Sénior – Clube do Movimento, que conta com a participação de 1.400 seniores do concelho nas modalidades de caminhada, ginástica de manutenção, hidroginástica, dança, karaté e boccia. Em finais de 2015 a iniciativa recebeu o Prémio de Excelência Desportiva na Gala do Desporto.