Fotografia: Facebook Telma Monteiro

A judoca Telma Monteiro continua a recuperar da operação a que foi submetida, em meados de fevereiro, ao ligamento lateral interno e menisco do joelho esquerdo, e esta terça-feira anunciou o regresso ao ginásio.

“Ainda vai faltar um tempinho para voltar ao tapete, mas os meus braços já trabalham duro”, escreveu Monteiro na rede social Facebook, numa altura em que trabalha com o objetivo de chegar em forma aos Jogos Olímpicos Rio’2016.

No início deste mês, o treinador da judoca, João Neto, disse acreditar que Telma Monteiro “vai chegar num momento muito bom” à competição que começa em agosto. “É uma grande atleta, tem muita experiência. Claro que não é o ideal ter uma cirurgia a cinco, seis meses da competição, mas estou muito confiante que vai estar no seu nível máximo”, revelou.

A atleta lesionou-se no dia 11 de fevereiro, em Paris, durante o estágio dos judocas lusos para o grande slam da capital francesa, tendo sido operada uma semana depois, com os médicos a preverem um tempo de paragem de três meses.

Telma Monteiro, cinco vezes campeã europeia e quatro vezes vice-campeã mundial, vai para a quarta presença em Jogos Olímpicos, depois de Atenas2004 (9.ª classificada), Pequim2008 (9.ª) e Londres2012 (17.ª), em que ficou sempre aquém do seu estatuto de topo na hierarquia mundial.

Aos 30 anos, e quando já conquistou quase tudo, num palmarés que inclui ainda um triunfo num Masters – competição que no final da época reúne os mais bem classificados -, a judoca tenta a primeira medalha na competição desportiva mais importante do mundo.