Publicidade

Cerca de 1.400 atletas portugueses e estrangeiros participam, entre sexta-feira e domingo, na 9ª edição do Ultra Trail Aldeias do Xisto (UTAX), na Serra da Lousã, ligando Miranda do Corvo a dez aldeias do xisto e vários outros pontos de interesse.

“Pretendemos, por um lado, dar a conhecer e promover a Serra da Lousã e as aldeias do xisto e, por outro, fomentar a prática desportiva na natureza”, revelou à agência Lusa Fernando Pinto, da empresa Go-outdoor, de Condeixa-a-Nova, organizadora do evento.

A corrida principal, o Ultra Trail Aldeias do Xisto – UTAX, marcada para sábado, vai ter um percurso com 110 km e mais de 5 mil metros de desnível acumulado positivo. Além de integrar o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP, a prova deste ano vai decidir também a Taça de Portugal da modalidade.

O início desta prova, tempo limite de realização de 26 horas, está marcado para as 00:00 de sábado, na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo. Ainda nesse dia realizam-se outras duas provas, o Trail Serra da Lousã (51km) e o Trail do Xisto (22km).

O programa de domingo, 20 de março, inclui uma prova de iniciação do Trail (MTX – Mini Trail do Xisto) e uma caminhada, ambas com 10 km ascendentes, que vão ligar Miranda do Corvo à Aldeia do Xisto do Gondramaz.

O último dia do evento inclui também o AXtrail Kids e o AXtrail da Inclusão. O primeiro, direcionado para jovens dos 6 aos 16 anos, tem como principal objectivo a promoção da prática desportiva e do contacto com a natureza nas camadas mais jovens. O AXtrail da Inclusão vai ser disputado por equipas compostas por uma pessoa com mobilidade reduzida, transportada numa Joelette, e dois a quatro acompanhantes.

A 9ª edição do AXtrail® é organizada pelo Go Outdoor e, além de Miranda do Corvo, conta com o apoio dos municípios da Lousã, Góis, Castanheira de Pêra e Penela, bem como do Turismo do Centro.

O AXtrail realiza-se anualmente em outubro, mas este ano foi antecipado devido à realização do Campeonato do Mundo de trail Running em Portugal, no dia 29 desse mês.