Fotografia: DR

A origem da tradição não é certa. Pensa-se que terá surgido na Babilónia, onde há mais de 4.000 anos Elmesu teria escrito numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida. Rapidamente a ideia se converteu numa festa nacional.

Outra hipótese aponta para um tempo mais recente: em 1909, a norte-americana Sonora Luise teria resolvido criar o Dia dos Pais movida pela admiração que sentia pelo seu, o militar William Jackson Smart. A festa ganhou popularidade em todo o país e em 1972 o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Almeirim

“Pai, se passássemos juntos uma hora por dia, não sabes o bem que nos fazia!”. É com esta apelativa frase que a Câmara Municipal de Almeirim desafia pais e filhos a comemorarem o dia 19 de março. A iniciativa inclui, entre outras atividaes, visitas gratuitas ao museu (10:00 às 18:00 horas) e às piscinas municipais, onde os progenitores podem registar a aula de natação dos filhos através de fotografias subaquáticas. Os participantes recebem aina um voucher para uma aula de hidroginástica ou natação, que podem utilizar entre 21 de março e 30 de junho.

Constância

Em Constância, os mais novos são convidados a partilhar um treino com os pais ou experimentar uma sessão feita especialmente para os dois, no ginásio municipal. A atividade realiza-se da parte da manhã de sábado, das 10:30 às 13:00 horas.

Funchal

Um batismo de vela é sempre uma boa forma de assinalar este dia tão especial e é a proposta do Clube Naval do Funchal para 19 de março. A inscrição custa 35 euros mais IVA e dá direito a duas horas de puro contacto com o mar e um certificado.

Lisboa

No mesmo dia, às 16:00 horas, os pais têm entrada livre no Teatro Bocage, em Lisboa, para assistir à peça “Fernando (que) Pessoas?”, em que o escritor, vindo das profundezas do outro mundo, promete revelar alguns segredos dos seus heterónimos e descomplicar o complexo universo da sua mente. Afinal quantas e quais pessoas habitam Fernando? Um trabalho de desdobramento de personagens, tal como o poeta se desdobrava noutros poetas, procurando vozes, ritmos, atmosferas, palavras e até cheiros diferentes.

Já o Pavilhão do Conhecimento convida os pais a pegarem nos miúdos e entrar nos bastidores das produções de animação com o realizador e maker Nico Guedes, criando uma curta com a ajuda do software “DragonFrame”. A iniciativa, para maiores de 14, decorre entre as 15:30 e as 18:30.

Odivelas

O Dia do Pai vai ser celebrado também na Piscina de Odivelas, a partir das 16:00 horas, com um batismo de mergulho, num ambiente relaxado e descontraído, realizado por instrutores de referência. A actividade tem um custo de 15 euros.

Santiago do Cacém

Como será a vida noturna nas árvores? Como eram as histórias contadas pelos nossos avós e a sua relação com o campo? Como plantar uma horta? Antecipando o Dia Mundial da Floresta (21 de março), a Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, promove no dia 19, a partir das 15:30, a “Oficina das Árvores e dos Avós”, que nos transporta para junto da natureza pela mão de Marina Palácio, ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora.

Alfragide

Nos dias 19 e 20, com a ajuda do guia de gravidez Mamãs e Bebés, o Alegro Alfragide oferece uma sessão fotográfica para pais e filhos entre as 10:00 e as 19:00 horas, com oferta da maquilhagem e de uma fotografia. Para os papás que aguardam ansiosamente a chegada dos seus filhos ainda na barriga das mamãs, que tal 5 minutos de uma ecografia emocional 3D e 4D, onde poderão conhecer as expressões, gestos e movimentos dos seus bebés ainda no ventre materno? Ainda nesse fim de semana, às 15:00, decorrem workshops de Criopreservação de Células Estaminais, Vacinação no Primeiro Ano de Vida e Cuidados a ter com os Bebés. Todas as atividades são gratuitas, com necessidade de inscrição prévia (através do site alegro.pt ou no Balcão de Informações).

Castelo Branco

Nos mesmos dias, no Alegro Castelo Branco, os filhos brincam os pais relaxam. A Praça de Eventos, recebe, das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00, um  spa de carrinhos: as costas dos pais são transformadas numa pista, impressa numa t-shirt, na qual os filhos deslizam os carros enquanto os pais recebem uma massagem relaxante.

Setúbal

No sábado, o Alegro Setúbal, numa parceria com o Autódromo Virtual de Setúbal, vai ter Simuladores de Corridas entre as 10:00 e as 19:00, para que pais e filhos possam desafiar-se e divertir-se numa competição saudável. Ainda na Praça Bombordo vai estar um painel para fotografias, no qual os pais podem assumir o papel de Super Heróis.

Alcácer do Sal

A 19 de março, avóes, pais e filhos têm entrada gratuita na Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Estarreja

Também no sábado, às 21:30, Miguel Ângelo dá um concerto íntimo no Cine-Teatro de Estarreja, um momento que promete tocar várias gerações e que acontece na sequência do lançamento de Segundo, o novo álbum do artista. Os bilhetes variam entre os 10 e os 30 euros.

Póvoa de Varzim

O Mercado Municipal da Póvoa de Varzim presta uma pequena homenagem aos pais que passarem por aquele espaço comercial durante a manhã, a partir das 10:00, com 100 provas do Doce do Pai.

Penamacor

Também no dia 19 de março, o município de Penamacor, em colaboração com a CPCJ de Penamacor, vai promover a palestra “Famílias Felizes”, no Auditório da Academia de Música de Penamacor (Edifício do Ex-Quartel), às 16:00. A sessão é dirigida às famílias, principalmente aos pais e encarregados de educação, e tem como objetivo promover as competências parentais, “cujos défices têm enorme impacto na forma de ser e estar das crianças e jovens na sociedade”. A participação é gratuita, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição. Após a palestra realiza-se um lanche convívio para comemoração do Dia do Pai.

Porto

No domingo, 20 de março, o Museu de Serralves propõe a oficina “O meu pai é um super pai!”, que convida os mais novos a escolherem um símbolo para o super-herói lá de casa, para depois construir uma banda desenhada. “Os nossos pais são Superpais sem capa nem fato! Mas eles fazem acontecer coisas que antes nos pareciam impossíveis. Eles são fortes, sábios, engenhocas, divertidos e, sem dúvida, os nossos heróis!”. A atividade decorre entre as 10:00 e as 13:00 horas.

Para domingo está marcada também a 13ª Corrida do Pai, no Porto, com uma corrida cronometrada de 10 km e uma caminhada de 7 km. Todos os que chegarem à meta ficam habilitados a ganhar uma viagem à Disneyland Paris.