Os locais de escalada dividem-se em sectores e os sectores em vias. Na fotografia: Escaladora Isabel Boavida, sector “Armação Nova” em Sagres, via "Maria Bonita” grau de dificuldade 7B, numa escala aberta cujo grau máximo conseguido até hoje é 9b+. | Fotografia: Ricardo Alves
Publicidade

Locais para esclada em Portugal

Noutro sector, como a “Parede das Riscas” por exemplo, o tipo de rocha é calcário laranja e cinzento. Neste local “é de salientar que se trata de escalada de falésia, sendo o ambiente, tanto do local como da escalada, factor influenciador da dificuldade das vias, comparando com outros locais de prática fora da costa. Apesar de existirem vias mais fáceis neste sector (6b+), a verdade é que pode tornar-se mais complicada a escalada devido ao ambiente!”, conforme nos diz David Rodrigues, um dos responsáveis pela divulgação desta zona de escalada no sul do país

Os locais de escalada dividem-se em sectores e os sectores em vias. Na fotografia: Escalador Rui Hugman, sector “Armação Nova” em Sagres, via "BMB” grau de dificuldade 6C, numa escala aberta cujo grau máximo conseguido até hoje é 9b+. | Fotografia: David Rodrigues (Chibo)
Os locais de escalada dividem-se em sectores e os sectores em vias. Na fotografia: Escalador Rui Hugman, sector “Armação Nova” em Sagres, via “BMB” grau de dificuldade 6C, numa escala aberta cujo grau máximo conseguido até hoje é 9b+. | Fotografia: David Rodrigues (Chibo)

É uma escalada espectacular, com linhas super estéticas, num ambiente altamente intenso, e que se aconselha a todos que tenham oportunidade de experimentar!
“Sagres tem uma ligação aos elementos (mar, vento, sol, falésias) que exacerba a experiência da escalada: amedronta, desafia e extasia nas conquistas! Recomenda-se vivamente” – conta-nos ainda outro escalador da zona.

Sagres, Algarve

37°01’11.2″N 8°56’25.6″W

São 10 os locais de extrema beleza para a prática de Escalada em Portugal que o vão levar a visitar locais que de outra forma seria difícil de conhecer. Amanhã a Revista Descla e o “Mãos de Resina” trazem-lhe a última sugestão de visita.