O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, assumiu a presidência da nova secção da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), dedicada ao tema das “Cidades Inteligentes”.

A entidade, composta por 110 municípios, resulta da já existente “Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER)” e pretende contribuir para uma geração de políticas nacionais de inteligência urbana, em temas como a eficiência, o ambiente e a energia, a mobilidade, o empreendedorismo e a inclusão social.

A troca de experiências nacionais e internacionais e o conhecimento de soluções e projetos de interesse multimunicipal são outros dos objetivos inscritos no plano de atividades.

“Dá-se aqui um passo de reconhecimento político e formal dos municípios da prioridade que deve ser dada às políticas de cidade e de inovação urbana, que são ainda incipientes em Portugal”, sublinha Almeida Henriques.

A secção “Cidades Inteligentes” vai ter como vice-presidentes os autarcas de Castelo Branco e Almada. Os edis de Cascais e Porto assumem as funções de vogais.

A primeira reunião reunião da nova entidade decorreu no dia 31 de março, em Coimbra. A próxima está marcada para este mês, em Santarém.