Publicidade

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou esta terça-feira que foi constituído o comité organizador dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), competição que em julho desse ano vai trazer à cidade dos estudantes cerca de 5 mil jovens atletas oriundos de 40 países.

Coimbra é a cidade anfitriã do evento desportivo, por decisão tomada há precisamente dois anos pelo Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário.

Mas antes de receber os Jogos Europeus Universitários, com 16 modalidades em competição, envolvendo cerca de 250 universidades europeias, o Comité Organizador assegurou a realização em Portugal de duas importantes competições universitárias.

Assim, entre os dias 7 e 11 do próximo mês de junho, a UC acolhe o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem, seguindo-se a realização do Campeonato Europeu Universitário de Judo, Taekwondo e Karaté em 2017, também na cidade dos estudantes.

O Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva sublinha o facto de os Jogos Europeus Universitários serem “o maior evento desportivo em Portugal dos próximos anos”, o que implicou obras de reabilitação dos Pavilhões 1 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, segundo a instituição de ensino.

O novo Comité Organizador dos EUSA Games é composto pelo Secretário-Geral Mário Santos, da Universidade de Coimbra (UC), e pelos vogais Carlos Cidade, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), João Carocha, designado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), e Ricardo Morgado, nomeado pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).