A icónica locomotiva de Vouzela, junto à ponte por onde outrora passou a Linha do Vale do Vouga. Fotografia: DR

A Câmara Municipal de Vouzela vai requalificar a antiga linha de caminho de ferro do Vale do Vouga entre a saída nascente da vila e o limite do concelho de S. Pedro do Sul, transformando este troço de cerca de três quilómetros numa ecopista para peões e bicicletas.

A intervenção está orçada em cerca de 85 mil euros e prevê obras de regularização do piso, drenagem, pavimentação e colocação de guardas de proteção. O financiamento da obra é integralmente assegurado pelo próprio município, já que, segundo o presidente da autarquia, Rui Ladeira, nos próximos anos não se perspetiva qualquer apoio comunitário para a execução do projeto intermunicipal da ecopista do Vouga.

Os três quilómetros a requalificar vão permitir a ligação ao troço do concelho vizinho de São Pedro do Sul, que o respetivo município já decidiu também converter em ecopista, permitindo que, em breve, os dois concelhos disponham de cerca de sete quilómetros contínuos de via.

Rui Ladeira adianta que esta é a primeira etapa da requalificação da antiga linha do Vale do Vouga no concelho, prevendo-se que os restantes troços sejam recuperados faseadamente, à medida que houver verbas disponíveis.