Fotografia: CM Santa Maria da Feira
Publicidade

Leonardo da Vinci, Ludwig van Beethoven, Joan Miró ou Wolfgang Amadeus Mozart são alguns dos génios criativos que inspiram a 16ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que se realiza em Santa Maria da Feira nos dias 20 e 21 de maio.

Durante dois dias, mais de 300 artistas de 16 países vão ocupar o centro histórico da cidade para apresentar 42 espetáculos e intervenções artísticas, protagonizados por 47 companhias e projetos. Ao todo, são 181 apresentações, que perfazem mais de 173 horas de atuação, em 12 horas diárias de programação contínua.

A histórica companhia francesa Plasticiens Volants vai apresentar a estreia mundial da sua mais recente criação, Da Vinci Volare!, um grande formato de rua que transforma em realidade os esboços de máquinas voadoras de um dos nomes maiores do Renascimento, Leonardo Da Vinci, prometendo “conquistar os céus de uma forma mágica e surpreendente”, sublinha a organização do evento.

A edição deste ano é marcada por uma forte aposta na produção artística, com nove criações em coprodução com o festival em destaque num programa que inclui 16 estreias absolutas e 22 estreias nacionais. Às companhias convidadas a apresentar os seus projetos juntam-se a seleção ‘Imaginarius Infantil’, dirigida ao público entre os 3 e os 12 anos, e o concurso internacional de criações emergentes ‘Mais Imaginarius’, no qual os artistas em início de carreira vão poder divulgar as suas criações perante o grande público e um júri internacional de especialistas.

“Esta edição representa uma oportunidade única de criação artística para os agentes criativos nacionais, com projetos inovadores, sustentados nos cruzamentos multidisciplinares experimentais, capazes de gerar valor pela sua difusão nacional e internacional”, sublinha a organização do festival.

O Imaginarius vai ter ainda cinco workshops, projetos de serviço educativo, atividades específicas para profissionais do setor cultural e criativo e um conjunto de serviços complementares e de acolhimento para o público, com destaque para o renovado espaço de gastronomia criativa e o Mercado UImaginarius, que este ano recebe a visita do Urban Market by Portugal Lovers.

Na sua 16ª edição, o festival assume-se cada vez mais como uma referência na promoção das Artes de Rua em Portugal e reforça a posição internacional, sendo já considerado um evento nevrálgico do setor a nível europeu. Prova disso é a recente escolha de Santa Maria da Feira para acolher em 2017 o maior seminário europeu destinado a profissionais das Artes de Rua, o FRESH STREET#2.

O evento, marcado para os dias 24, 25 e 26 de maio de 2017 no Europarque – a anteceder a 17ª edição do Imaginarius -, vai debater um vasto conjunto de temáticas em torno da sustentabilidade e inovação nas Artes de Rua, com envolvimento dos mais variados grupos profissionais da área, investigadores, decisores políticos à escala europeia e jornalistas de todo o mundo.