A maior prova de desporto juvenil português está de regresso aos relvados portugueses. A Taça Coca-Cola volta a percorrer todas as regiões do país até à grande final, agendada para Setúbal, em junho. Este ano o Funchal acolheu a primeira etapa da prova, onde jovens entre os 13 e os 15 anos aceitaram o desafio da Coca-Cola e celebraram o futebol e o fairplay.

A segunda jornada realiza-se no dia 1 de maio no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o torneio de futebol de 11 a prosseguir em Oeiras, Viseu, Ribeira Grande e Silves, antes de chegar à Cidade Europeia do Desporto.

Esse último jogo, a 19 de junho, vai ser disputado pela ‘Seleção Coca-Cola’, masculina e feminina, composta por jogadores selecionados por ‘olheiros’ do Sport Lisboa e Benfica ao longo da competição.

A lista final vai ser divulgada após a última etapa regional e todos os escolhidos vão ter oportunidade de fazer um estágio desportivo de preparação para a final com técnicos do clube encarnado no centro de estágios deste, o Futebol Campus, durante os três dias que antecedem a final.

O torneio reúne um conjunto de entidades ligadas ao desporto em prol do fairplay, o Comité de Honra da Taça Coca-Cola, que este ano é composto pela Câmara Municipal de Setúbal, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Comité Olímpico de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.

Mais do que um torneio de futebol, o objetivo da Taça Coca-Cola é incentivar os mais novos para o fairplay e para a importância da prática de desporto e da adoção de estilos de vida saudáveis.

Esta é a 14ª edição da prova, que desde 2002 conta já com cerca de 98 mil participantes, assumindo-se como a maior iniciativa no campo do desporto juvenil não-federado em Portugal e uma das mais emblemáticas competições de futebol, conquistando jovens e famílias de todo o país.

Calendário da prova

1.ª Etapa / 16 de abril – Funchal, Campo de Futebol Adelino Rodrigues

2.ª Etapa / 01 de maio – Vila Nova de Famalicão, Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão

3.ª Etapa / 14 e 15 de maio – Oeiras, Centro Desportivo Nacional do Jamor

4.ª Etapa / 21 de maio – Viseu, Parque Desportivo do Fontelo

5.ª Etapa / 28 de maio – Ribeira Grande, Estádio Municipal da Ribeira Grande

6.ª Etapa / 05 de junho – Silves, Estádio Municipal de Armação de Pera

FINAL / 18 e 19 de junho – Setúbal, Complexo Municipal de Atletismo