Publicidade

Se hoje estiver em Braga pelas 18:00 horas, tenha cuidado. Até domingo, os drones – veículos aéreos não tripulados – vão sobrevoar a capital minhota no iDroneExperience, o maior evento do género em Portugal.

Durante três dias, 500 participantes de vários países vão demonstrar as suas habilidades no Parque de Exposições de Braga (PEB), onde o evento é inaugurado esta sexta-feira com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o ministro da Economia, Caldeira Cabral.

A iniciativa inclui competições do campeonato mundial de drones, etapas para a final do campeonato Europeu (Aerial World Cup Europe), competição de programação e robótica, simulador de realidade virtual, festival de fotografia, mostra de filmes, e ainda uma competição de robótica para promover a curiosidade dos visitantes por estas áreas que combinam a magia do software com a realidade do hardware.

O iDroneExperience engloba também a iDroneCup, com provas destinadas ao setor do ensino, secções para o Ensino Superior e uma “liga júnior” para as escolas secundárias e profissionais.

Pelo evento vão passar ainda as empresas mais representativas do setor, garante a organização, a cargo da Associação Industrial do Minho, InvestBraga, Câmara de Braga e Instituto Politécnico do Cávado e Ave, que espera receber 10 mil visitantes.

O preço para o público varia desde os 3€ (bilhete para os três dias) e 1,5€ (bilhete diário). Os visitantes até aos 12 anos de idade têm entrada livre e vai haver ainda um Pack Família com preço especial. As escolas com visitas programadas ao iDroneExperience também vão ter entrada livre.