A campeã olímpica Rosa Mota na inauguração da mostra
Publicidade

Um busto do barão francês Pierre de Coubertin, que retomou a tradição dos Jogos Olímpicos, dá as boas-vindas aos visitantes da exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”, patente na Galeria Municipal 11, em Setúbal. A mostra inédita, inaugurada no último sábado, recorda os êxitos dos atletas portuguesas no maior evento multidesportivo do mundo, com destaque para as quatro medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze conquistadas entre 1912 e 2012.

As peças, exibidas pela primeira vez, fazem parte do espólio do Comité Olímpico de Portugal (COP), que organiza a exposição em parceria com a Câmara de Setúbal. Além de diversas fotografias, o público pode ver a tocha olímpica dos Jogos de 2012, em Londres, mascotes olímpicas, esculturas representativas das modalidades desportivas e manequins com trajes das missões portuguesas, como as camisolas de Francisco Lázaro, Rosa Mota e Carlos Lopes, e as sapatilhas utilizadas por Nelson Évora para conquistar a medalha de ouro do triplo salto Pequim’2008.

A mostra inclui ainda documentos do final do reinado de D. Manuel II, época em que foram organizados os primeiros Jogos Olímpicos Nacionais pela recém-criada Sociedade Promotora da Educação Física Nacional, com o objetivo de preparar a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912.

“Com a preocupação de divulgar o trabalho de preservação e salvaguarda da história e da memória do movimento olímpico em Portugal, reunimos um conjunto de peças do arquivo do Comité que nunca tinham sido exibidas”, explicou, na inauguração, a vice-presidente do Comité Olímpico e medalha de ouro na maratona, Rosa Mota, que é também patrona de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”, de entrada livre, pode ser vista até 30 de maio, de terça a sexta-feira,das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, e aos sábados e domingos das 14:00 às 18:00, na Galeria Municipal do 11, no antigo Quartel do 11, onde funciona a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A apresentação da mostra decorre de um protocolo celebrado entre o Comité Olímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Setúbal, que inclui a dinamização de um vasto conjunto de atividades relacionadas com o desporto ao longo do ano, a par de um programa de educação olímpica, direcionado para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico. As celebrações do Dia Olímpico 2016, marcadas para 29 e 30 de maio, resultam desse acordo.