Fotografia: DR

Alguns dos melhores atletas europeus de Stand Up Paddle vão estar em fim de semana na península de Tróia, concelho de Grândola, para participar numa etapa do Euro Tour, circuito europeu da modalidade que pela primeira vez se realiza em Portugal.

O evento desportivo inclui quatro provas, começando no sábado, com a Elite Race, às 12:30, e a Amateur Race, às 15:30. Para domingo estão reservadas as competições Junior, às 14:30, e Team Relay, 15h30. A iniciativa integra o calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 e conta com um prize money total de 3500 euros.

O Circuito Europeu de Stand Up Paddle (SUP) está aberto também à participação de outros praticantes, com ou sem experiência, que podem inscrever-se na página www.eurotoursup.com, onde é possível obter informações adicionais.

A iniciativa, realizada sob a égide do EuroTour, braço europeu do circuito mundial de SUP, é organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela Câmara Municipal de Setúbal, contando ainda com o apoio do Troia Resort.

O EuroTour foi criado em 2015 com o objetivo de reunir as melhores provas e atletas na Europa, unificando eventos e tornando-os mais acessíveis para os atletas através do apoio logístico, incluindo o transporte das suas pranchas entre eventos.

Em 2016, o evento inclui 14 provas em nove países, com atletas de elite classificados no top 10 do EuroTour 2015 e que integram atualmente o top 15 feminino e top 30 masculino do SUP Racer World Rankings, considerado o mais imparcial sistema de classificação da modalidade.