"A Quimera do Ouro", de Charles Chaplin, é um dos clássicos que vão ser exibidos no festival
Publicidade

A vila de Portel, no distrito de Évora, acolhe a partir de domingo a 14ª edição do Festival de Cinema “O Castelo em Imagens”, que, até 14 de maio, vai exibir diversos filmes no Auditório Municipal e inclui também um espetáculo de teatro e um debate sobre castelos.

O programa inicia-se às 21:30 com a peça “Uma Casa de Gente Muito Safada”, pelo grupo Restolho Searanova. Segue-se, no dia 9, às 10:00 horas, o filme de animação Dartacão e os Três Moscãoteiros I, o primeiro dos cinco capítulos da história intemporal criada por Alexandre Dumas que vão ser projetados ao longo do festival.

Entre as películas que vão ser exibidas conta-se ainda A Quimera do Ouro, de 1925, comédia, drama e romance realizado e interpretado por Charles Chaplin, ou Frankenstein Júnior, de 1974, também no âmbito da secção “A Comédia no Castelo”. As sessões decorrem às 10:00, 15:00 e 21:30.

Em simultâneo realiza-se o 13º Concurso Nacional Escolar de Pintura/Desenho, Fotografia e Vídeo, aberto a todos os alunos das escolas e universidades portuguesas, ou do ensino de português no estrangeiro, que tem como tema “O Castelo” ou “O Castelo da Minha Terra” e destina-se a promover visões pessoais e investigação escolar em torno dos castelos portugueses.