Rita Bulhosa
Publicidade

A escritora Rita Bulhosa é o grande figura da 14ª edição da Feira do Livro de Vouzela, que começa este domingo. A jovem, filha do jornalista de televisão Mário Augusto, é autora do livro “Aos Olhos de Rita”, no qual partilha a sua história, a de uma menina a quem muito cedo os médicos descobriram um quadro de paralisia cerebral que lhe afetava os movimentos, impedindo-a de se sentar ou levantar.

A obra, baseada em textos que partilhou no Facebook, onde tem milhares de seguidores, procura desmistificar a doença, mostrando que há pessoas com problemas maiores. Prestes a completar 17 anos, Rita Bulhosa ainda sente dificuldades em levantar-se, mas caminha, mesmo que com a ajuda de um andarilho, cadeira de rodas ou canadianas.

A 14ª edição das “Folhas Soltas” propõe oito dias de atividades direcionadas para o público escolar e para a comunidade em geral, entre apresentações de livros, encontros com escritores, exposições, peças de teatro, concertos ou cinema. Além de Rita Bulhosa, também o contador de histórias António Fontinha vai marcar presença na feira, que inclui ainda as atuações do projeto musical Azul Espiga, do duo Pedro Giestas/João Hasselberg, com “OuTono”, e o “Bailado nas Nuvens”, da ACROF – Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades, em que participam alunos dos concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul.

As “Folhas Soltas” vão este ano exibir o documentário Outro País, do realizador Sérgio Tréfaut, que recupera as imagens que alguns dos mais importantes fotógrafos e realizadores mundiais captaram em Portugal após a Revolução dos Cravos, e a série Povo Que Ainda Canta,  de Tiago Pereira, sobre música tradicional e popular.

O programa inclui também atuações das escolas de música das quatro bandas do concelho de Vouzela, a apresentação pública do concurso literário “Vouzela – Um Património a Descobrir”, o Painel “Cá Se Escreve”, que reúne cinco escritores do concelho, e o concerto de lançamento do CD “Milho Rei”, do grupo Vozes d’Aldeia.

A Feira do Livro decorre em Vouzela de 8 a 15 de maio, na Alameda D. Duarte de Almeida, de segunda a sexta-feira das 9:30 às 21:30 e ao sábado, domingo e feriado municipal (dia 14) das 11:00 às 22:00. O certame, que este ano conta com a parceria da livraria Ler Devagar, é organizado pelo município de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Agrupamento de Escolas de Vouzela, Escola Profissional e Jardim-de-Infância da Misericórdia de Vouzela.