Fotografia: Site Sport Lisboa e Benfica

O português Miguel Arraiolos viu hoje confirmada a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ao ficar em 54º lugar no ranking de apuramento, uma das últimas vagas disponíveis.

O triatleta do Sport Lisboa e Benfica, natural de Alpiarça, vai estrear-se no maior evento multidesportivo do mundo, assim como João Pereira (6º do ranking), enquanto João Silva (20º) vai repetir a presença de Londres’2012, onde ficou à beira de um diploma olímpico, ao terminar na 9ª posição.

Com a qualificação de Miguel Arraiolos, o triatlo português vai ter no Rio de Janeiro a sua maior representação de sempre, depois dos dois atletas apurados para os Jogos de 2008 e 2012.

Vanessa Fernandes alcançou, em 2008, o melhor resultado de sempre de um português nos Jogos Olímpicos, conquistando a medalha de prata em Pequim.

Desde então o triatlo feminino luso não voltou a conseguir o apuramento, algo que esteve quase a acontecer este ano, com Melanie Santos a ficar muito perto do objetivo. Portugal tem agora 70 atletas qualificados para os Jogos do Rio de Janeiro, distribuídos por 13 modalidades.

Atletas partilhas histórias e curiosidades

Para aproximar o público português do evento e dos atletas que nele vão estar presentes, alguns desportistas olímpicos nacionais partilham esta quarta-feira, em Setúbal, curiosidades dos percursos de sucesso desportivo. As “Conversas Olímpicas” vão decorrer a partir das 18:00 horas no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com a presença de Maria José Nápoles e Joaquim Videira, de esgrima, e Carlos Ribeiro Ferreira, Francisco Andrade e Sara Carmo, de vela.

A iniciativa, de entrada livre, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Comité Olímpico de Portugal, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal recebe no dia 25, igualmente às 18:00, uma nova sessão, com a presença de outros atletas olímpicos portugueses, cujos nomes ainda não foram divulgados.

Estas “Conversas Olímpicas” são complementares à exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”, patente até 30 de maio na Galeria Municipal do 11, que inclui fotografias das diversas participações portuguesas no evento mundial, entre 1912 a 2012.

O público tem ainda oportunidade de admirar diversas mascotes olímpicas, coleções de painéis sobre as tochas olímpicas e d cartazes das várias edições e manequins com trajes das missões portuguesas.

Um exemplar da tocha olímpica e a “pétala” que representou a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, são outros atrativos desta mostra, que pode ser visitada de terça a sexta-feira das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 e aos sábados das 14:00 às 18:00.