Monte Gordo recebe, entre hoje e domingo, o Campeonato da Europa de Estrada de Atletismo Masters (Veteranos). Esta, que será a 15ª edição da competição, adivinha-se uma das mais disputadas da história do atletismo europeu, tendo em conta que estão inscritas mais de duas dezenas de federações.

Onze anos depois, o evento volta ao concelho de Vila Real de Santo António, sendo esperada a comparência de 10 mil pessoas entre participantes, organização, dirigentes, técnicos e acompanhantes. Durante estes três dias, o campeonato vai reunir 3 mil atletas dos 28 estados membros, para disputar provas de marcha (10 km, 20 km – femininos e 30 km – masculinos), corrida (10 quilómetros e meia maratona), «color run» de 5 quilómetros e cross (estafeta por equipas de corta mato).

Segundo a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “o evento reúne todas as condições para ser um sucesso, já que o desporto, ao nível de veteranos, é hoje reconhecido como um importante fator de desenvolvimento, gozando de um invulgar impacto no plano social”.

O campeonato começou hoje, às 8:30, com as provas de marcha em femininos, seguindo-se, pelas 10:00 horas, igual distância para os escalões masculinos. Para as 18:00 e 19:00 estão marcados os percursos de corrida.

No dia 21 no sábado, realizam-se as provas de cross, a partir das 8:30, e os 20 quilómetros femininos e 30 masculinos em marcha, os duas marcadas para as 17:00. A competição termina no dia 22, domingo, com a meia-maratona em masculinos e femininos, às 8:30. Cada uma das provas vai estar centrada nos trajetos de estrada da mata que liga a cidade de Vila Real de Santo António a Monte Gordo.

O Campeonato da Europa de Estrada de Atletismo Masters é organizado pela Associação Europeia de Atletismo Master, Associação de Atletismo do Algarve, Associação Nacional de Atletismo Veterano, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e Federação Portuguesa de Atletismo.

A Associação Nacional de Atletismo Veterano é membro definitivo da Associação Europeia de Atletismo Master, e também sócio extraordinário da Federação Portuguesa de Atletismo.