A uruguaia Soledad Felloza é uma das contadoras de histórias que vão participar no festival

Dez contadores de histórias vão participar no 2º Festival Internacional de Contistas, intitulado “Conto Contigo na Praia”, que se realiza entre 2 e 4 de junho na cidade da Praia da Vitória, Ilha Terceira, e que integra, a partir deste ano, a Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral.

Soledad Felloza, Vítor Fernandes, Ana Sofia Paiva, Valter Peres, Sofia Maul, Paulo Freitas, Flávia Medeiros, Ricardo Martins, Nisa Cabral e Ricardo Ávila são os convidados para a edição deste ano, que tem como destaque uma maratona de contos entre os diversos contistas locais, na qual a plateia vai ser desafiada a contar também uma história ou lenda com a qual se identifique.

O Festival tem início no dia 2, pelas 10:00 horas, na Escola Básica e Jardim de Infância da Casa da Ribeira, com uma sessão de contos protagonizada por Ricardo Martins. À mesma hora, as escolas de São Brás, Fontinhas, Cabo da Praia e Padre Lino Fagundes vão receber os contadores Ricardo Ávila, Paulo Freitas, Flávia Medeiros e Nisa Cabral.

Ao longo dos três dias, o evento vai percorrer todas as escolas da Praia da Vitória e diversos centros de convívio, bem como as infraestruturas municipais e outros espaços privados do concelho.

Pelas 22:00 do dia 3 de junho, a AJAIT vai receber a maratona de contos aberta à participação do público. O encerramento do Festival está previsto para o 4 de junho, às 21:30, com a Gala de Contos, que vai reunir alguns dos contadores de histórias convidados, nomeadamente Sofia Maul, Soledad Felloza, Vítor Fernandes e Ana Sofia Paiva.

O Festival Internacional de Contistas tem um orçamento de 4.500 euros e é organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, com o apoio da Direção Regional da Cultura e da SATA.