O historiador Daniel Bastos
Publicidade

O historiador português Daniel Bastos vai apresentar, no dia 12 de junho, no Canadá, uma conferência de imprensa sobre a história da emigração portuguesa e o seu mais recente livro, Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores.

A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia de Portugal, vai realizar-se a partir das 18:00 horas na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto, cidade onde vivem cerca de 300 mil portugueses e luso-descendentes.

A convite da instituição, que pretende dar-se a conhecer à comunidade canadiana em geral e a outras culturas, e numa altura em que a emigração portuguesa atinge níveis históricos, Daniel Bastos vai “revisitar o fenómeno migratório como um dos traços estruturais da história de Portugal, e o seu impacto nas comunidades de origem e de destino”, adianta o historiador.

Além da conferência, o investigador, que tem agendados diversos encontros com as comunidades lusófonas em Toronto, vai apresentar o seu último livro, com mais de 150 fotografias originais da maior importância para a história nacional do último meio século.

A edição bilingue, com prefácio do ensaísta Eduardo Lourenço, foi concebida a partir do espólio do conhecido fotógrafo franco-haitiano Gérald Bloncourt, e reúne mais de 150 fotografias originais “da maior importância para a história portuguesa do último meio século”, como as que o fotógrafo realizou sobre a viagem a “salto” que fez com emigrantes portugueses além Pirenéus, as da sua primeira viagem a Portugal na década de 1960, onde retratou o quotidiano das cidades de Lisboa, Porto e Chaves, ou as das comemorações do 1.º de Maio de 1974 na capital portuguesa, “que permanecem como a maior manifestação popular da história portuguesa”, sublinha Daniel Bastos.

No âmbito da estadia em Toronto, o historiador vai ser recebido, no dia 10 de junho, no Consulado Geral de Portugal em Toronto, na companhia do cofundador da Galeria dos Pioneiros Portugueses, comendador Manuel da Costa, e no dia seguinte vai participar na 4ª edição do Dundas West Fest, um evento cultural de referência da comunidade portuguesa em Toronto.

Com diversas participações em conferências nacionais e internacionais, assim como artigos e livros publicados no domínio da História Portuguesa, Daniel Bastos é licenciado em História e Pós-Graduado em Ética e Filosofia Política, sendo também docente e escritor.