Publicidade

O grupo de música tradicional mirandesa Galandun Galundaina é o primeiro a subir ao palco do festival Entre Margens – Encontro de Tocadores, que começa hoje à tarde na vila de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

O evento abre às 18:00 horas com uma Mostra de Construtores de Instrumentos Musicais Tradicionais, que decorre até à meia-noite no Largo Calouste Gulbenkian. Entre as 18:30 e as 19:30 realiza-se a palestra “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, com Tiago Pereira e José Moças, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O concerto da banda mirandesa começa às 21:30, também no Largo Calouste Gulbbenkian, e é seguido de foliada e baile de improviso.

Até domingo, o festival propõe uma viagem pelo mundo da música, da gaita-de-fole ao cante alentejano, com diversas oficinas, palestras, feira de construtores, oficinas, concertos e gastronomia.

No sábado, entre as 16:30 e as 18:00, decorre o workshop “Terreiro”, que reinventa uma dança alentejana, no contexto da residência artística d’A Dança Portuguesa a Gostar Dela Própria”, que está a acontecer em Caminha desde o dia 30 de maio e que vai até 4 de junho. A sessão vai servir de ensaio para o baile da noite, às 23:00.

O Entre Margens visa promover o encontro entre tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas, fomentando a partilha de conhecimentos, repertórios e técnicas instrumentais através das diferentes atividades que integram o cartaz.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia Caminha\Vilarelho em parceria com a Associação Pédexumbo, a Associação Coreto e Fundação Inatel.