Publicidade
Das fronhas fazem-se vestidos e sorrisos. O amor é mesmo a base do projeto D’Avó With Love, que nasceu há dois anos em Braga e que tem despertado o interesse de empresas de diferentes setores de atividade. Uma causa solidária que recentemente chegou a Monforte, distrito de Portalegre, onde as alunas da Universidade Sénior foram desafiadas a criar vestidos para crianças necessitadas.

Num improvisado atelier montado na Biblioteca Municipal, as avós têm realizado várias sessões de trabalho, no âmbito da disciplina de Artes Criativas, orientadas pelas professoras.

As fronhas, aplicações, rendas, elásticos e outros excedentes e equipamentos em desuso são fornecidos por empresas e associações aderentes e os voluntários – entre os quais a Universidade Sénior – coordenam e formam as costureiras dos vestidos e de outras peças de vestuário.

“As empresas ganham notoriedade ao nível da responsabilidade social, os nossos seniores envelhecem ativamente e as crianças recebem vestidos de qualidade, e os voluntários contribuem, assim, para a sua autoestima e felicidade! Simples, não é?”, nota a Câmara Municipal de Monforte.

De acordo com a coordenadora da universidade, Vitória Medalhas, a colaboração está a ser alargada a todas as “avós” que queiram contribuir para esta causa, independentemente de serem alunas da instituição.

Os vestidos são depois enviados para crianças necessitadas acolhidas em instituições devidamente identificadas e acreditadas de países como Guiné, Nepal, Cabo Verde, Quénia e, mais recentemente, Moçambique.

“D’Avó with Love” é um projeto cívico e solidário que nasceu no seio do núcleo de Braga do “Dish Mob”, um movimento cívico sem fins lucrativos que, através do debate e ações de divulgação, pretende promover o empreendedorismo, a inovação, a solidariedade, a cultura e arte, a criatividade e os produtos e serviços regionais e nacionais.

Apadrinhado pelo arcebispo de Braga, o projeto vive do trabalho voluntário, inicialmente desenvolvido por utentes de lares de idosos e entretanto alargado a muitos outros organismos que intervêm em áreas ligadas à terceira idade e que se ofereceram para colaborar.