O cempeão olímpico Oussama Mellouli vai participar na prova de Setúbal, este fim de semana. Fotografia: DR
O atual campeão olímpico de natação em águas abertas, o tunisino Oussama Mellouli, é um dos 122 nadadores que vão disputar este fim de semana a FINA Marathon Swimming Olympic Qualification Tournament, em Setúbal, prova vai qualificar os últimos 30 atletas daquela modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil.

A maratona aquática vai decorrer no Parque Urbano de Albarquel e tem a presença confirmada de 51 mulheres e 71 homens, em representação recorde de 52 países, muito acima das 25 nações que participaram na última edição, em 2012, aquando da qualificação para os Jogos de Londres.

A prova, um dos destaques do calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é o único evento realizado em Portugal que apura diretamente atletas para os Jogos Olímpicos e a uma escala mundial, com nadadores de vários continentes.

A competição feminina realiza-se no dia 11 e a masculina no dia 12, ambas às 16:00 horas. Em disputa estão 30 vagas, 15 para as mulheres e outras tantas para os homens. O apuramento, limitado a um atleta por país, carimba o passaporte olímpico aos dez primeiros classificados de cada sexo e a mais cinco, um por continente.

Os portugueses Angélica André, Vânia Neves, Rafael Gil e Vasco Gaspar vão tentar o apuramento, repetindo assim o feito de Arseniy Lavrentyev há quatro anos.

Além da competição nas águas do rio Sado, outro motivo de atração nos dias 11 e 12 são as acrobacias aéreas, com os aviões da Team Aerobática a cruzarem os céus da baía de Setúbal. As exibições decorrem em ambos os dias, uma hora antes do início das provas.

A FINA Marathon Swimming Olympic Qualification Tournament – Setúbal 2016 é organizada pela Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, com várias parcerias institucionais.

O primeiro momento de qualificação olímpica de águas abertas decorreu em 2015, em Kazan, na Rússia, durante a realização do 16.º Campeonato do Mundo de Natação em Águas Abertas, tendo sido apurados 20 atletas, dez homens e dez mulheres, grupo a que vão juntar-se mais 30 saídos da prova em Setúbal.