Espirito de equipa, mudança do estilo de vida, amizade, superação, comunidade, uma vida mais saudável, esta é a forma como o crossfit é definido por quem o pratica.

Alan Lopes - Head Coach da Box Silver Coast| organizador do evento Face2Face Games Fotografia: Tiago Canoso
Alan Lopes – Head Coach da Box Silver Coast| organizador do evento Face2Face Games
Fotografia: Tiago Canoso

De acordo com Alan Lopes, Head Coach da Box Silver Coast e organizador do evento Face2Face Games: “Todos os anos tem vindo a aumentar o número de participantes. Na primeira edição o campeonato foi realizado apenas com atletas da Box Silver Coast e alguns atletas convidados, na terceira edição já não havia espaço para comportar tantos atletas e fizemos uma parceria com o Ria Fitness e foram lá realizadas a 3ª e a 4ª edições, com 200 atletas participantes na 4ª edição. Na 5ª edição, em busca de melhores condições para os atletas e para os espectadores, trouxemos o evento para Aveiro”. Decorreu de 18 a 19 de junho, em Aveiro, aquele que é considerado o evento mais inclusivo da Península Ibérica na modalidade de crosstraining, o Face2Face Games 2016. Este ano na 5ª edição, o evento contou com 78 equipas, perfazendo um total de mais de 440 atletas, mais do dobro da edição anterior.

Ao contrário da maioria das competições na área, o Face2face Games é um evento permite que qualquer equipa se inscreva, sem ter de passar por qualificações, permitindo, assim, que os atletas com menos experiência possam competir. Há atletas com um mês de treino que vieram a esta competição. Devido à dimensão que o evento está a atingir, este ano já contou com atletas de outras nacionalidades.

Mas não é só para os atletas que este evento é realizado, também as famílias estão convidadas e quem quiser assistir é bem-vindo. Até crianças estavam presentes no evento.

Afonso Martins - treina na Box Silver Coast e participante no evento| Fotografia: Tiago Canoso
Afonso Martins – Box Silver Coast 
Fotografia: Tiago Canoso

Afonso Martins pratica na box Silver Coast desde abril de 2012 e participou em todas as edições deste evento. “Movimenta-me o convívio e superar alguns resultados que faço no dia-a-dia de treino”, refere. O atleta explica que este é um desporto para todas as idades: “lá na box temos pessoas com 60 e 70 anos e crianças com 8 ou 9. É muito bonito ver isso, ver essa mistura geracional, por isso acredito que este vai ser um desporto que vai ganhar muita importância em Portugal, sendo já muito importante no mundo”.

Um evento de qualidade e inovação

Hélder Cerqueira e Joana Vasconcelos - Bracara Crossfit Fotografia: Tiago Canoso
Hélder Cerqueira e Joana Vasconcelos – Bracara Crossfit
Fotografia: Tiago Canoso

Vários foram os atletas entrevistados pela Descla durante a competição. Hélder Cerqueira e Joana Vasconcelos têm uma box em Braga, a Bracara Crossfit, e vieram competir nos Face2Face Games. “Em termos organizativos é um evento que se distingue dos outros pela qualidade e pela inovação, está sempre a apostar em coisas novas, o que para nós é o essencial”, afirma Hélder Cerqueira. Para Joana Vasconcelos, atleta olímpica de canoagem, esta é a primeira competição de crossfit: “é a primeira vez que estou a competir e estou a gostar bastante”.

Ricardo Ferreira e Sara Amorim - Castelo Crossfit| Fotografia: Tiago Canoso
Ricardo Ferreira e Sara Amorim – Castelo Crossfit|
Fotografia: Tiago Canoso

Descendo um pouco no mapa, também atletas de Vila Nova de Gaia e do Porto estiveram presentes no evento. Sara Amorim e Ricardo Ferreira, do Castelo Crossfit em Vila Nova de Gaia, vieram a Aveiro competir e, claro, divertirem-se. Para Sara Amorim o crossfit é um estilo de vida: “É o meu momento”. Ricardo Ferreira, que trabalhava num ginásio, afirma que decidiu “fazer uma aposta na modalidade do crossfit” e que isso mudou o seu estilo de vida.

Uma competição por equipas

O Face2Face Games apostou em competições por equipas, entre 4 a 7 elementos, o que permitiu um maior convívio entre os participantes. “O facto de ser uma competição só de equipas é muito interessante porque foca a atenção na equipa ao invés de nos individuais e é importante as equipas mais fortes puxarem pelas mais fracas”, afirma Ricardo Pereira do Crossfit OPO, no Porto. “Para mim o crossfit mudou completamente a minha vida. Além de ser um estilo de treino e eu não usaria outro neste momento, é o mais completo hobbie que conheci. Veio mudar muito a minha vida e a forma como a encaro, em muitos aspectos: trabalho de equipa, alimentação, cuidado comigo, cuidado com as horas de deitar, descansar… tudo isso assumiu uma nova relevância. Quando se está sempre a tentar ser melhor, quer-se que os outros aspectos da vida também sejam melhores”.

Ricardo Pereira e Mónica Nobre - Crossfit OPO| Fotografia: Tiago Canoso
Ricardo Pereira e Mónica Nobre – Crossfit OPO|
Fotografia: Tiago Canoso

Mónica Nobre, também do Crossfit OPO, salienta que o crossfit não só mudou a sua vida como é a sua vida. “O crossfit deixa de ser meramente uma modalidade desportiva para passar a ser o nosso meio social. Não é só a parte do treino, aprendemos a ser mais saudáveis, mais humildes, a trabalhar em equipa, reconhecer erros, pedir desculpa, sermos mais tolerantes. Não é só tentar ganhar, não, vamos tentar crescer, como pessoas. Eu sinto-me muito melhor pessoa agora que faço crossfit do que antes”.

Catarina Augusto e Carina Simões - Crossfit Coimbra| Fotografia: Tiago Canoso
Catarina Augusto e Carina Simões – Crossfit Coimbra|
Fotografia: Tiago Canoso

Descendo para a zona centro, Carina Simões e Catarina Augusto do Crossfit Coimbra salientam o facto de parte do evento ser ao ar livre e de como isso o tornou melhor. Carina Simões treina há mais de dois anos e afirma que “a partir do momento em que se faz o primeiro treino já nada é igual, o crossfit é uma mudança do estilo de vida”. Apesar de praticar há menos tempo, Catarina Augusto já considera o crossfit uma modalidade com um background diferente das outras: “Mesmo que se acabe em último tem-se todas as pessoas da equipa a apoiar e isso não se vê nos outros desportos”.

André Seabra - One Soul CrossFit| Fotografia: Tiago Canoso
André Seabra – One Soul CrossFit|
Fotografia: Tiago Canoso

André Seabra, proprietário da One Soul CrossFit, a box de Vila do Conde e também organizador dos Community Summer Games, afirma que o Face2Face Games: “é um evento diferente, mais inclusivo, em que todos os níveis de atletas podem participar”.

Alan Lopes, organizador do evento, afirma que este já é um evento esperado pelos atletas portugueses e espanhóis e que veio para ficar. No ano que vem o Head Coach da Box Silver Coast promete mais diversificação, mais música e mais surpresas para quem vem competir e para quem vem assistir.