Mais de mil alunos vão participar, pelo terceiro ano consecutivo, no ISMAI Legends, um festival de videojogos organizado pelo Instituto Universitário da Maia e que se realiza entre 1 e 3 de julho naquele espaço.

O evento tem como público-alvo prioritário gamers estudantes do ensino secundário, que vão disputar um torneio inter-escolar de League of Legends (LoL) em representação de 144 escolas secundárias de 16 distritos do país, um número que, segundo o ISMAI, superou as “previsões mais optimistas”.

Simultaneamente, vão decorrer outros torneios, como a etapa 1 dos plays offs da Liga Portuguesa de LoL (LPLOL) e o Torneio AlienTech CS:GO Titans II, que vai contar com as melhores equipas profissionais das modalidades, proporcionando a interação entre os jovens e os seus ídolos.

As três competições vão ser transmitidas pela RTP Arena, com uma equipa de produção a acompanhar o making of do evento e os seus protagonistas.

A organização do ISMAI Legends está ainda a programar atividades formativas, como um Game Dev Meet, que inclui palestras e workshops sobre o desenvolvimento de videojogos, contando com a presença de developers prestigiados da indústria nacional e internacional, como Artur Leão, da You can do it! VFX, Ivo Duarte, developer do Inner Sea, ou José Teixeira, do CD Projekt Red.

Os participantes vão poder aceder em primeira mão a jogos desenvolvidos por indies portuguesas e contactar diretamente os seus criadores, podendo aprender mais sobre game design e modelação 3D, programação e desenvolvimento de videojogos, animação, ilustração e criação de personagens, entre outras dimensões artísticas e técnicas associadas a esta indústria.

Durante três dias, o ISMAI Legends vai contar a animação permanente dos cosplayers, que vão recriar e vestir personagens de jogos, entre outras atividades, como BD, anime e urban culture, PlayStation MeetuP PES, LEGO Mindstorms; Drone Race e diversas iniciativas outdoor, como Paintball.

A entrada no evento é gratuita, com inscrição obrigatória nas plataformas do Festival.