Tiago Ferreira celebra a vitória no Mundial XCM, há uma semana
Publicidade

Oito ciclistas vão representar a Seleção Nacional/Liberty Seguros vai participar com no Campeonato do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), que se realiza entre sexta-feira e domingo em Nove Mesto na Morave, na República Checa.

Uma semana depois da histórica conquista do Campeonato do Mundo de Maratonas (XCM), através de Tiago Ferreira, o BTT português regressa aos grandes palcos internacionais, desta vez na disciplina olímpica da modalidade.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou três corredores de elite, David Rosa (Tropix), Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Tiago Ferreira (Team Protek), três sub-23, Gonçalo Amado (Maiatos/Reabnorte/BikeZone), Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e José Dias (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), e dois juniores, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão).

“Participamos sempre nas grandes competições com o objetivo de fazer melhor do que nas edições anteriores. É a nossa intenção com os corredores mais experientes, ao passo que apostamos em dois juniores, tendo já em vista a aquisição de experiência e o desenvolvimento desses atletas, numa perspetiva de futuro”, explica Pedro Vigário.

O objetivo para este Mundial de XCO é superar a 29ª posição alcançada por David Rosa há dois anos, que continua a ser o melhor registo de sempre de um corredor luso na categoria de elite.

A pista de Nove Mesto na Morave, onde os ciclistas portugueses vão competir, tem 4,1 quilómetros de perímetro e é muito dura, com cerca de 50 por cento do percurso em subida. “É reconhecida no circuito internacional de XCO, não só pelos milhares de adeptos que costumam ali acorrer para apoiar os melhores especialistas mundiais, mas também pelas suas caraterísticas técnicas”, sublinha a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A participação lusa começa na sexta-feira, com dois juniores, às 16:00 (hora portuguesa). No sábado vão correr, às 10:00, os dois sub-23, e para domingo estão agendadas duas provas com portugueses na linha de partida: Joana Monteiro na corrida de sub-23, às 10:00, e o trio de elite às 14:00.