O escritor britânico Salman Rushdie é um dos destaques da 2ª edição do FOLIO, que se realiza entre 22 de setembro e 2 de outubro

O postal oficial comemorativo do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos vai ser lançado na próxima segunda-feira, 11 de julho, na Sala Nobre da Câmara Municipal de Óbidos. É o primeiro evento literário a lançar um postal inteiro da República, de coleção, numa parceria com os CTT – Correios de Portugal.

A cerimónia está marcada para as 14:30 e os postais que forem comprados ou oferecidos aos colecionadores e aficionados da filatelia nesse dia vão ser marcados com um carimbo exclusivo, em que se destaca a recente classificação de Óbidos como Vila Literária da Unesco,informa a autarquia.

“Esta é uma forma de elogiar o FOLIO, que enaltece o valor da comunicação e da partilha, onde se podem escrever e trocar poemas, histórias ou meras palavras soltas”, destaca a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, Celeste Afonso. “Muito nos honra também associarmo-nos aos CTT no ano em que começa a celebrar os seus 500 anos que se festejam, oficialmente, em 2020”, reforça.

O postal estará disponível em sete mil exemplares nas lojas dos CTT e custa 47 cêntimos. Na cerimónia oficial de lançamento estão já confirmadas as presenças do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, da vereadora da Cultura da autarquia e de Raúl Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT.

O Festival Literário Internacional de Óbidos vai realizar-se entre 22 de setembro e 2 de outubro, contando com autores de renome como Salman Rushdie e V. S. Naipaul. A segunda edição, subordinada ao tema da ‘Utopia’ (1516) de Thomas More, vai celebrar ainda outras efemérides como o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch, autor de ‘As Tentações de Santo Antão’ (da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga) e os 400 da morte dos clássicos William Shakespeare e Miguel de Cervantes.