A edição de 2015 do prémio La Pellicola d’Oro realizou-se no Teatro Palladium, em Roma
Publicidade

A cidade de Lisboa vai receber, entre quarta e sexta-feira, o prémio de cinema italiano La Pellicola d’Oro, que pela primeira vez se realiza fora de Itália e cujo objetivo é homenagear as figuras por detrás das câmaras que raramente são reconhecidas pelo grande público.

O evento, um dos mais prestigiados do cinema transalpino, vai incluir encontros entre produtores e outros profissionais de cinema dos dois países, projeções de filmes e uma cerimónia de entrega de prémios e, segundo a Academia Portuguesa de Cinema, vai servir para “reforçar os laços culturais” entre Portugal e Itália.

Na quarta-feira, 13 de julho, vai realizar-se um encontro entre produtores portugueses e italianos que tem por objetivo fomentar o networking dos profissionais de cinema e de televisão, de forma a potenciar parcerias futuras, revela a Academia.

Num segundo momento, nos dias 14 e 15 de julho, vão ser projetados filmes italianos nomeados e premiados nos David di Donatello 2015, um documentário com a biografia de Pier Paolo Pasolini e ainda o filme português “Amor Impossível”, vencedor de vários Prémio Sophia em 2016, entre os quais o de melhor filme. As projeções vão decorrer no Cinema Alvaláxia e a entrada é livre. O jantar de gala de entrega de Prémios está marcado para sexta-feira, no Hotel Pestana Palace.

Neste dia vão ser distinguidas não apenas personalidades do cinema italiano mas também portugueses que se têm destacado nos bastidores da produção cinematográfica, como Cândida Vieira (direção de produção), Maria Gonzaga (direção de guarda-roupa), João Perry (ator e encenador), Joaquim Amaral (direção de som) e José Tiago (direção de fotografia).

O Prémio La Pellicola d’Oro Lisboa é organizado pela A.C.SAS Cinema e a Aniri – Produções Espetáculos – Lda. e conta com a colaboração da Academia de Cinema Italiana, Prémio David di Donatello, MiBACT – Ministério da Cultura de Itália, Academia de Portuguesa de Cinema e Ministério da Cultura de Portugal.