A 11ª edição do Caramulo Motorfestival vai realizar-se entre 2 e 4 de setembro. Fotografia: Museu do Caramulo

Elisabete Jacinto, André Villas-Boas, Tiago Magalhães e João Fonseca são algumas das figuras que vão participar no próximo Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos, entre 2 e 4 de setembro.

O treinador de futebol Villas-Boas vai regressar assim ao Caramulo com o seu BAC Mono, juntando-se à piloto Elisabete Jacinto no camião todo-o-terreno. Nas motos, o destaque vai para o atual campeão nacional de Superbike, Tiago Magalhães, e Ivo Lopes, ambos pilotos da Kawasaki Oneundret Racing Team.

Também Rodrigo Correia, jovem piloto que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Karting – Cadetes, vai correr em duas ou quatro rodas, e o campeão do Campeonato Nacional de Montanha 2015, João Fonseca, promete exibir a sua perícia técnica, em velocidade, na mítica rampa do Caramulo.

A Rampa Histórica do Caramulo é um dos pontos altos do evento, sendo direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade. Este ano a organização preparou um conjunto de novidades na distribuição das categorias e reorganização das subidas ao longo dos dois dias de prova, “potenciando o espetáculo para os pilotos e público”, adianta o Museu do Caramulo.

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Clássico Tondela-Caramulo, o Rally Targa-Caramulo, os passeios Porsche, Honda S2000, MX-5, MG TF e Salamanca-Caramulo, entre outros, além da concentração Vespa Caramulo, a Raiada, dedicada às bicicletas antigas, as Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes) e a Feira de Automobilia do Caramulo, na qual visitantes ficarão habilitados a ganhar subidas de rampa entre outros prémios, a sortear nos dias de sábado e domingo, como capacetes da marca portuguesa CMS Helmets ou produtos marca Archoil.

A organização volta a apostar num programa abrangente e dirigido ao público em geral e às famílias em particular, que inclui atividades lúdicas e radicais Outdoor, parques infantis insufláveis, bares e zonas chill out com música durante todo o evento. Junta-se, ainda, o Glamping, uma modalidade de alojamento que pretende oferecer alternativas para quem pretende desfrutar do evento do primeiro ao último dia, conjugado com animação de rua.

Ao longo de todo o fim de semana, o público vai poder ainda assistir ao espetáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que vai contar com modelos históricos pilotados por experientes aviadores.

Os mais apaixonados por automóveis e em especial pelos BMW vão poder ainda visitar a exposição temporária “BMW – 100 Anos em Movimento”, que dá a conhecer os principais marcos da história da marca alemã e está patente no Museu do Caramulo, em horário alargado durante os três dias do evento. No exterior, o destaque vai para os passeios dos clubes oficiais da marca – BMW Auto Clube de Portugal e BMW M Clube de Portugal – que vão realizar-se no dia 4 de setembro.

Para assinalar os dez anos do evento (2006-2016), a organização lança o repto a todos os visitantes das edições passadas para que enviem, até 20 de agosto, as melhores fotos tiradas no Caramulo Motorfestival. As dez imagens vencedoras do concurso  “Caramulo Motorfestival – 10 Anos, 10 Flashs” vão ser exibidas no Museu do Caramulo durante o próprio evento