O surf é uma das cinco modalidades aprovadas pelo COI. Fotografia: Associação Nacional de Surfistas
Publicidade

O Comité Olímpico Internacional (IOC) anunciou formalmente a inclusão do Surf, Skate, Karaté, Escalada e Basebol/Softbol entre as modalidades dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.

A decisão foi tomada esta quarta-feira por unanimidade dos membros do comité, reunidos no Rio de Janeiro, que assim ratofocaram a decisão do conselho de administração do COI, tomada em julho.

A inclusão das cinco novas modalidades surge no âmbito da reforma iniciada em 2014 que permite aos organizadores dos Jogos candidatarem desportos populares nos seus países como forma de atrair público mais jovem e patrocínios, aumentando o apoio local ao evento.

Já nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vão entrar modalidades como o golfe e o râguebi de sete. O basebol e o softbol são extremamente importantes no Japão e já fizeram parte do programa dos Jogos de Pequim2008.

O presidente da Associação Nacional de Surfistas, Francisco Rodrigues, já se congratulou pela inclusão da modalidade no maior evento multidesportivo do mundo. “Neste momento muito relevante para a história do surf, todas as atenções devem estar centradas nos surfistas e em tudo o que o desporto enquanto olímpico pode trazer para as suas carreiras profissionais. Espero sinceramente que mais e melhores condições estejam a partir de agora à disposição de todos”, destacou o responsável.

O COI revelou ainda que em Tóquio vão competir 474 atletas destes cinco desportos, os quais, por serem ‘modalidades convidadas’, não é certo que se mantenham nos Jogos após 2020.