foto: círculo de lojas de caráter e tradição de lisboa
Publicidade

Pensada para agradar à exigente sociedade lisboeta dos anos 20, a Luvaria Ulisses nasceu na mais nobre área comercial de Lisboa, por iniciativa de Joaquim Rodrigues Simões. O estabelecimento, na Rua do Carmo, mantém-se fiel aos princípios de qualidade e excelência.

Um espaço de glamour, por onde passou a elite política, cultural e artística da capital. Tal como a figura mitológica que lhe deu nome, também a Luvaria Ulisses galgou fronteiras e tornou-se uma referência. A marca portuguesa dedica-se à manufatura, venda e restauro de luvas, mantendo todos os métodos de fabrico inalterados. A componente artesanal predomina nos processos de produção, que recorrem a pelarias de primeira qualidade. Uma história de sucesso, que tem início no princípio do século XX.

À data da visita do Rei Eduardo VII, considerava-se que a fachada da muralha do Carmo destoava da paisagem lisboeta, pelo que foi disfarçada com panos cenográficos. Mais de dez anos depois, o comerciante Joaquim Rodrigues Simões solicitou autorização para construir estabelecimentos na parte desaproveitada da muralha, um projeto que foi submetido à Câmara em 1920. Cinco anos depois, pela mão do antigo vereador da Câmara Municipal de Lisboa, nasce finalmente a Luvaria Ulisses. A sapataria Atlas, a Companhia Wagons Lits e a Joalharia do Carmo são alguns dos restantes espaços comerciais que ajudam a trazer dinamismo para esta zona da cidade.

Nove décadas passaram, mas a decoração da Luvaria Ulisses mantém-se inalterada desde a sua fundação. A fachada e o interior são de revivalismo neoclássico, contribuindo para a atmosfera requintada do espaço. A decoração inclui mobiliário com inspiração de estilo Império, bem como a inconfundível escultura de uma mão feminina com uma luva, encimada pelo nome do estabelecimento, que já se tornou uma paragem obrigatória na Rua do Carmo.

Na próxima semana… o espaço com nome de palácio francês e sabores bem portugueses. A história singular, a requintada decoração e os produtos únicos da Pastelaria Versailles.