Publicidade

As 19 freguesias do concelho de Tondela estiveram presentes na 24ª edição da Ficton mostrando o que de melhor têm.

Gastronomia, desporto, cultura, associativismo, artesanato… tudo isto estava patente nos stands das freguesias. Durante a Ficton, o dia 14 de setembro foi dedicado às freguesias e muitas delas brindaram os visitantes com petiscos gastronómicos. Carolos em vinha d’alhos, peixes do rio, cabrito com batata assada, vinho do dão, foram alguns dos pitéus que foram dados a provar por quem ali passou.

No stand de Molelos destaca-se o artesanato, a arte rupestre e a louça preta. José António Dias, presidente da junta de Molelos, mostra-nos uma cantarinha de louça preta, a cantarinha do segredo, em que o desafio é beber água sem nos molharmos.

Já em Canas de Santa Maria a mostra é de trabalhos feitos pelos residentes no concelho no âmbito das formações que começaram a ser aqui desenvolvidas. Há de tudo um pouco, pintura, corte, tapeçaria, bordados, artes decorativas, entre outras atividades. “É uma forma de ocupar e de potenciar as qualidades que muitas pessoas nem sabem que têm”, refere o presidente da junta de Canas de Santa Maria, João Carlos Figueiredo.

Na freguesia de Tondela há mais de 30 associações, pelo que a aposta no stand da junta é mostrar algumas das atividades desenvolvidas por estas associações, sejam elas desportivas, culturais ou gastronómicas.

“A grande representatividade que as freguesias aqui trouxeram espelha bem aquilo que é a dimensão e a grandiosidade do nosso concelho. Um concelho que não se esgota na cidade ou nas vilas, mas que em cada uma das freguesias tem um conjunto de particularidades, de riquezas muito próprias, muito centradas na gastronomia, no património, nos produtos locais, na promoção turística”, termina José António Jesus, presidente da câmara de Tondela.