Fotografia: Freguesia do Sabugueiro

Noite das Caçoilas. É ainda de dia que as típicas formas de barro começam a ser enchidas com carne. Chanfana, cabrito, borrego para ir ao forno comunitário. A acompanhar, pão de centeio e biscoitos. Na aldeia mais alta de Portugal Continental sentimos a tradição a cada momento.

Sabugueiro, no concelho de Seia, promove no dia 5 de novembro mais uma edição da Noite das Caçoilas. A partir das 18:00 horas, locais e visitantes são convidados a degustar os “verdadeiros sabores de montanha”, sublinha a organização.

A iniciativa decorre em ambiente de festa e animação popular e tem como objetivo valorizar a gastronomia local desta terra de pastores e queijarias onde, por ocasião dos casamentos e festas populares, confecionavam-se a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar.

A tradição de mão dada com a modernidade uma vez que esta é também a primeira Aldeia Inteligente de Montanha do país, um projeto pioneiro que se destaca pela fibra ótica de última geração, um ecotáxi social 100% elétrico e monitores de eficiência energética, entre outros atrativos.

A Noite das Caçoilas é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro em parceria com a Associação de Beneficência do Sabugueiro e a Comissão de Festas da Senhora da Graça e integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.