O cartaz do IndieJúnior Allianz foi desenhado por David Penela
Publicidade

Mais de 50 filmes de todo o mundo, destinados a crianças e adolescentes, compõem o cartaz do IndieJúnior Allianz – 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que vai realizar-se na cidade entre 7 e 12 de fevereiro do próximo ano.

O certame vai exibir filmes de animação, ficção e documentário, segmentados em programas para famílias, escolas e público em geral. “É um projeto pensado de raiz para a cidade do Porto e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e dos jovens através da valorização do cinema enquanto experiência artística e lúdica”, revela a direção do festival, composta por Carlos Ramos, Miguel Valverde e Nuno Sena.

O IndieJúnior Allianz inclui uma competição internacional com curtas e longas metragens, um foco sobre o trabalho de dois realizadores vistos em perspetiva, uma secção dedicada a grande clássicos de filmes sobre a infância/adolescência e uma secção dedicada aos primeiros filmes vistos por diversas personalidades.

A competição internacional vai ser avaliada por dois júris: o Internacional subdivide-se numa parte composta por três personalidades do meio artístico (júri adulto) e a outra composta por cinco crianças/jovens (júri infanto-juvenil) que vai atribuir dois prémios. O Júri do Público vai ser composto por todos os espectadores das sessões, que poderão votar na final das mesmas.

O festival vai decorrer no Teatro Municipal Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade. O cartaz do evento é da autoria do ilustrador David Penela, que escolheu elementos desenhados em dois planos: “um primeiro, bastante próximo, constituído por personagens mais detalhadas representando famílias e adolescentes; e um segundo, mais afastado e menos detalhado representando crianças a brincar e interagir com os outros elementos do cartaz como se estivessem num parque infantil”, revela.

A representação do Porto foi feita recorrendo a marcos importantes da cidade, como o Palácio de Cristal, a Câmara Municipal e a Torre dos Clérigos. Outros elementos usados no cartaz como pequenos arbustos, árvores representam os vários jardins espalhados pelo Porto.

O O IndieJúnior Allianz – 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto é realizado pela seguradora Allianz em parceria com a Câmara Municipal do Porto, que para breve prometem mais novidades sobre programação, atividades e convidados.