O surfista português Frederico Morais tem entrada direta no Billabong Pipe Masters, última etapa do circuito mundial de surf, que decorrer até 20 de dezembro em Banzai Pipeline, no Havai, anunciou a Associação Nacional de Surfistas.

O ex-bicampeão nacional, de 24 anos, recebeu um convite da World Surf League e vai entrar diretamente no evento principal, substituindo o lesionado Alejo Muniz, do Brasil.

Frederico Morais, que na semana passada se qualificou para o World Tour 2017, vai assim poder disputar o título da Vans Triple Crown Of Surfing, um dos troféus mais cobiçados do surf mundial e que já foi conquistado por alguns dos principais nomes da modalidade.

O surfista português lidera neste momento o ranking do troféu com 16 mil pontos, mais 3.700 do que o segundo classificado, o atual campeão do mundo, o norte-americano John John Florence.

Em caso de vitória de Florence, Morais terá de ficar muito próximo daquele para ambicionar discutir a vitória da Triple Crown, na qual ficou em segunda lugar nas duas primeira etapas (Haleiwa e Sunset).

Até ao momento, não são conhecidos os adversários de Frederico na sua estreia em prova. O período de espera da etapa termina no próximo dia 20 de dezembro.

A prestação de Frederico Morais vai poder ser seguida em direto em http://www.worldsurfleague.com/events/2016/mct/1540/billabong-pipe-masters/live.