O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, e o big rider Rodrigo Koxa

O Forte de S. Miguel Arcanjo, na vila da Nazaré, tem exposta a prancha que o surfista de ondas gigantes brasileiro Rodrigo Koxa usou na sessão épica de dezembro de 2014 na Praia do Norte e na qual correu perigo de vida.

Nesse dia, enquanto aguardava pelo resgate depois de ter surfado uma onda grande, o atleta foi apanhado pelas restantes ondas do set, mas conseguiu escapar ao embate nas rochas, para onde foi empurrada a prancha que usou.

O big rider (surfista de ondas gigantes) recorda o dia 11 de dezembro como um dos “mais tenebrosos” da sua vida. “A ondulação estava forte. Fiquei apavorado. Foi Nossa Senhora da Nazaré que me guiou dali para fora”, confessa.

Rodrigo Koxa acabou por ser afastado das rochas pela própria ondulação, sendo resgatado pelo surfista norte-americano Garrett McNamara e levado para terra.

“Ao chegar à areia, agradeci muito a Deus e à equipe que me resgatou”, lembra Rodrigo Koxa, que quis, desde esse episódio, entregar a um museu a prancha, a qual exibe o rasgo causado pela violência do mar desse dia.

O atleta doou a prancha à Surfer Wall, um projeto museológico da Câmara Municipal da Nazaré que reúne pranchas de vários outros big riders mundiais, como os brasileiros Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Scooby, o detentor do recorde de maior onda já surfada, Garrett McNamara, ou o britânico Andrew Cotton, todos responsáveis por transformar a praia do Norte e suas grandes ondas num dos pontos mais desejados e desafiadores do planeta.

Rodrigo Koxa considera que a prancha está, hoje, no “lugar ideal”. “A constância das ondas da Nazaré é diferente de tudo que tenho visto, no mundo”, declara o atleta.

Com a doação do surfista brasileiro, sobe para nove o número de pranchas expostas na Surfer Wall. “Este mural continua a crescer e a ser notícia pelo mundo do surf, reunindo pranchas usadas por alguns dos maiores atletas mundiais e a ser mais um contributo para a divulgação da Nazaré”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro.