Quatro pastelarias de Ponte da Barca vão confecionar, pelo segundo ano consecutivo, o maior bolo de mel de Portugal, com mais de 50 metros de comprimento e um peso superior a 200 quilos.

O bolo vai ser montado no dia 18, junto à Praça da República, onde vai decorrer o Mercado de Natal, de 17 a 22 de dezembro. Para a confeção, que deverá demorar mais de seis horas, sem contabilizar o tempo necessário para que a montagem, vão ser utilizados mais de 100 quilos de farinha, 30 litros de mel, 50 quilos de açúcar, mais de 200 ovos e 20 quilos de nozes.

O objetivo é fazer um bolo ainda maior do que o do ano passado, que tinha 50 metros de comprimento, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ponte da Barca que pretende valorizar “os ingredientes mais tradicionais do concelho – o mel e as nozes e impulsionar a programação de Natal preparada pela autarquia com objetivo de dinamizar o comércio tradicional, dando visibilidade às pastelarias do concelho”, explica a vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres.

O Mercado de Natal de Vila de Rei vai contar com vários musicais e contos de Natal, diversos ShowCookings, um dos quais com Eva Gonçalves, finalista do programa televisivo Master Chef. Durante os seis dias do evento, os visitantes vão poder ainda adquirir presentes originais executados pelas associações concelhias e por todas as IPSS’s locais.

Em paralelo vai decorrer a Feira do Mel, que inclui os concursos de mel, bolos e rabanadas de mel e cujas inscrições devem ser efetuadas até ao dia 21 de dezembro. Os regulamentos e respetiva ficha de inscrição estão disponíveis no site da Câmara Municipal.

O certame vai contar com a presença de mais de uma dezena de expositores, entre produtores e artesãos locais, associações, instituições particulares de solidariedade social e Epralima – Escola Profissional do Alto Lima.

A maioria das atividades vai decorrer na Praça da República, mas a animação de Natal estende-se a outros espaços com propostas para miúdos e graúdos, das quais se destaca o concurso de escrita criativa e os ateliers na Biblioteca Municipal.

O evento inclui ainda a iniciativa Natal Solidário – Ofereça um sorriso às crianças que menos têm, que consiste em apadrinhar uma criança de uma família carenciada do concelho, oferecendo um presente, numa iniciativa que envolve os funcionários da Câmara Municipal e da Unidade de Saúde Familiar do Centro de Saúde Local.