Publicidade

A cidade da Mealhada, no distrito de Aveiro, vai receber no próximo sábado a primeira jornada campeonato sénior de Goalball (futebol para atletas com deficiência visual).

A prova vai decorrer no Pavilhão Municipal de Ventosa do Bairro entre as 11:00 e as 19:00 horas, colocando em frente a frente dez equipas, entre as quais o Sporting Clube de Portugal e a Associação Jorge Pina.

O Goalball é uma modalidade paralímpica específica para atletas com deficiência visual. As partidas são disputadas por duas equipas de três elementos, todos eles de olhos vendados, arremessando-se manualmente uma bola com 1,25Kg com guizos no interior.

A primeira jornada do Campeonato Nacional Sénior de Goalball é uma das competições oficiais da modalidade em Portugal, permitindo a participação de equipas masculinas, femininas ou mistas.

A prova é organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência (FPDD), Comité Paralímpico de Portugal e Câmara Municipal de Lisboa. Esta primeira jornada conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada.