A Culturgest volta a associar-se ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, exibindo este sábado, a partir das 17:00 horas, oito filmes premiados e selecionados pela organização do evento cinematográfico.

Entre as obras que vão passar no grande ecrã destacam-se Among The Black Waves, da realizadora russa Anna Budanova, que venceu o Grande Prémio, Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, distinguido com o Prémio António Gaio / Prémio Especial do Júri, ou Uma família portuguesa, sem certeza, do Coletivo de Alunos da Escola Secundária de Lousada, que conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português.

O CINANIMA é o mais importante festival de cinema de animação português e um dos mais antigos deste género em todo o mundo, realizando-se em Espinho desde 1976. O certame é organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara Municipal de Espinho.

O festival tem uma Secção Competitiva, que inclui as competições nacional e internacional, e uma Secção Não-Competitiva, com Retrospetivas, Sessões para Escolas e Programas de Autor.

A Competição Internacional abrange as categorias Longas-metragens e Curtas-Metragens, da qual fazem parte as subcategorias Filme de Fim de Estudos e/ou Filme de Escola e Publicidade e Informação.

Na Competição Nacional há dois concursos, o Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição, e o Prémio Jovem Cineasta Português.

Para além do Grande Prémio CINANIMA 2016 e do Prémio Especial do Júri CINANIMA 2016, são ainda atribuídos Prémios às várias subcategorias em competição.