Fotografia: CM Macedo de Cavaleiros
Publicidade

A Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vai receber entre os dias 26 e 29 de janeiro a XXI Feira da Caça e Turismo, considerado o maior evento cinegético do país.

O certame funciona como uma montra de toda a região do nordeste transmontana para os milhares de visitantes anuais, maioritariamente portugueses e espanhóis.

A gastronomia é um dos atrativos da feira: ao longo dos quatro dias, os restaurantes promovem a Rota Gastronómica do Javali, programada pela confraria com o mesmo nome, dando ao público a oportunidade de saborear esta iguaria.

Os restaurantes presentes no recinto do certame vão ainda apresentar outros pratos de caça, como o arroz de lebre ou a perdiz estufada.

Outro dos destaques do programa é o I Congresso de Turismo “Terras de Cavaleiros, que durante dois dias vai discutir as boas práticas no turismo e de diferentes municípios, sob o mote “Humanizar o Turismo”, no âmbito do Programa Mundial de Geoparques da Unesco.

A XXI Feira da Caça e Turismo prevê ainda quatro montarias ao javali e um concurso de beleza nas categorias de perdigueiros e coelheiros. Estes últimos vão fazer ainda uma prova de trabalho de caça.

Do programa consta ainda o Raide TT, o passeio de BTT, a Prova de Sto. Huberto e a Cetraria, com a realização da única prova em Portugal que integra a Copa Ibérica.

Um dos momentos mais esperados é a mostra de doces do Geopark Terras de Cavaleiros, em diferentes showcookings, resultantes do “desafio” assumido pelos alunos do Curso de Hotelaria e Restauração do Agrupamento de Escolas.