A Câmara Municipal de Faro lançou a 6ª edição do Prémio António Ramos Rosa, que visa distinguir um livro de poesia escrito em português e publicado integralmente em primeira edição em 2016.

O galardão, no valor de 5 mil euros, homenageia o “patrono” da biblioteca de Faro e um dos maiores nomes do universo poético português, visando a revelação de novos poetas e o reconhecimento dos já consagrados.

Em cinco edições – 1999, 2001, 2007, 2009 e 2015 -, o Prémio António Ramos Rosa já teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais.

A entrega das obras concorrentes decorre até 30 de abril de 2017. O júri é composto por Adriana Nogueira (Professora Universitária), José Tolentino Mendonça (Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Júdice (Poeta e Ensaísta).

O prémio conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura, Universidade do Algarve, FNAC e Tertúlia Algarvia.