Paula Oliveira é uma das maiores referências do jazz português

O festival Círculo de Jazz regressa pelo sexto ano a Setúbal, com um conjunto de concertos nos dois últimos fins de semana de janeiro protagonizados por formações musicais já consolidadas e projetos artísticos emergentes.

A abertura, marcada para dia 20, cabe a Luís Barrigas Trio, que vai apresentar o trabalho “Songs With and Without Words” a partir das 22:00 horas, no Café das Artes da Casa da Cultura. A noite termina com uma sessão de DJ, às 23:30.

No dia seguinte vai ser apresentado o livro Teoria do Caos, de César Cardoso, às 16:00, na Casa d’Avenida, espaço de artes onde, uma hora depois, o autor, saxofonista, vai dirigir um workshop de introdução ao jazz.

À noite, pelas 21:30, Paula Oliveira Quinteto, uma das maiores referências do jazz atual em Portugal, vai atuar na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Segue-se às 23:00, no salão nobre da coletividade, uma atuação de Isabel Rato Quinteto, de apresentação do álbum Para Além da Curva da Estrada.

O sexto Círculo de Jazz prossegue no fim de semana seguinte, com os ritmos de Luís Cunha Quinteto a encherem a sala de espetáculos da Capricho Setubalense no dia 27, a partir das 21:30. Às 23:00, Pedro Nobre Quinteto vai subir ao palco do salão nobre.

O último dia do festival, 28 de janeiro, inclui a apresentação de Samsara, o mais recente álbum do saxofonista algarvio Desidério Lázaro, às 21:30, na sala de espetáculos da Capricho. O quarteto de cordas Penicos de Prata, com o seu habitual humor e ironia, vai fechar o Círculo de Jazz com um concerto no salão nobre, às 23:00.

O festival Círculo de Jazz é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense e a associação Experimentáculo. Os bilhetes custam três euros por noite.