Publicidade

A “Sopa de Lampreia”, uma receita de João Guterres, Grão-mestre da Confraria da Lampreia, é um dos destaques da 8 ª edição do festival gastronómico “Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência”, que decorre até 15 de abril na vila de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

Desde ontem que 25 restaurantes do concelho estão a apresentar os mais variados pratos à base da iguaria, como o afamado arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, recheada, fumada, grelhada ou assada no forno.

O festival da lampreia estende-se este ano por três meses e, além da gastronomia, inclui diversas atividades desportivas e culturais destinadas a atrair cada vez mais visitantes e dinamizar a economia local.

Em janeiro destaca-se a prova de remo Caminha X-Treme 2017 (dia 22) e em fevereiro quem visitar o concelho vai poder assistir à 5ª Regata ARN Remo Jovem, Master e Adaptado, no dia 4.

No mesmo mês realiza-se a Caminha Doce – Feira de Doçaria (24 a 28 de fevereiro), o Baile do Assalto (dia 25) e a Noite de Carnaval com o desfile “A famosa cegada é o Carnaval em Caminha” (dia 27). Fevereiro, época do amor, vai ter ainda momentos românticos com surpresas nos restaurantes aderentes.

Para março está agendada a “XVIII Taça do Presidente da República Portuguesa” (dia 11), a Feira de Artesanato do Concelho (18 e 19) e a Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha (19). O certame regressa no dia 16 de abril, num mês que vai ter ainda a Maior Mesa de Páscoa vai animar Vila Praia de Âncora (dia 15).

O festival gastronómico “Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência” é uma iniciativa da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os municípios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura.