A cidade de Lamego é geminada com Bouchemaine desde 2012

A Associação de Geminação Lamego-Bouchemaine vai lançar a segunda edição de um concurso de fotografia que pretende aproximar e fortalecer a ligação entre as regiões do Douro e de Maine et Loire, em França.

Sob o lema “A Vinha e a Água”, a iniciativa é dirigida a fotógrafos amadores e profissionais e procura “potenciar, através da imagem fotográfica, a divulgação e valorização dos dois municípios nas vertentes do património humano, arquitetónico, cultural, paisagístico, histórico e industrial”, adianta Ricardo Pereira, do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Lamego.

A edição deste ano propõe que os concorrentes captem as “diferentes fases vegetativas e produtivas da vinha e a sua relação com os rios, ribeiros e diversos percursos de água”.

A técnica, a criatividade e a qualidade e adequação do conjunto ao âmbito do concurso são os critérios principais de avaliação dos trabalhos, que em dezembro vão integrar uma exposição na Loja Interativa de Turismo (LIT) de Lamego.

As fotografias devem ser submetidas a concurso até 31 de outubro e enviadas por carta ou entregues na LIT. O regulamento geral do concurso pode ser consultado em www.cm-lamego.pt. O grande vencedor ganha uma viagem à localidade francese de Bouchemaine.

O acordo de geminação entre Lamego e Bouchemaine, separados por quase 1400 quilómetros, foi celebrado em abril de 2012 e é justificado pela existência de vários elementos em comum nos seus territórios: estão situados nas margens de um grande rio (Douro e Loire), inserem-se em regiões inscritas na lista do património mundial da Unesco, possuem uma cultura e prática social e de comunidade fortes e a cultura do vinho domina a sua paisagem natural.