Publicidade

A cidade de Seia, no distrito da Guarda, vai receber de 9 a 11 de junho a 7ª edição da corrida Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela, a maior prova de trail running realizada em Portugal e que este ano integra o circuito nacional da modalidade.

A Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) decidiu colocar a distância dos 100 quilómetros na classificação de “Series 100” do Circuito de Endurance, e por isso, automaticamente, todas as distâncias abaixo pontuam para os circuitos Ultra Trail e Trail de Portugal.

“Series 100” é a nova designação da ATRP para provas com enorme potencial, as quais vão ter vários júris na próxima edição, para análise e futura integração no chamado Circuito Series 150. A diferença entre ambas é a pontuação, menor nos circuitos “future”.

O Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela inclui as distâncias de 20, 40, 70, 100 e 160 quilómetros e as inscrições podem ser feitas no site da prova, prevendo um desconto de 100% na inscrição de um amigo que nunca tenha participado.

Associada oficial do RUN THE WORLD e da Associação Internacional de Trail Running (ITRA, na sigla em inglês), a corrida da Serra da Estrela é organizado pela empresa Horizontes e conta com o apoio do município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

As duas primeiras edições do Ultra Trail Serra da Estrela realizaram-se em 2011 e 2012 em Manteigas. A prova passou depois para a Covilhã, até se fixar em Seia no ano de 2014. Na edição de 2016 participaram cerca de 400 pessoas de 13 países.