Imagem captada na freguesia de Alvite, concelho de Moimenta da Beira
Publicidade

O  projeto A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP) está a comemorar o seu sexto aniversário com o lançamento do respetivo site e o lançamento do livro da série documental O Povo que Ainda Canta.

Desde janeiro de 2011 que o realizador Tiago Pereira e a sua equipa têm vindo a registar, por todo o país, práticas musicais de tradição oral, cantigas, rezas, paisagens sonoras, danças, mas também projectos musicais organizados de cariz urbano de vários géneros.

Para assinalar os seis anos do projeto, foi publicado recentemente um livro que inclui a série documental O Povo que Ainda Canta,produzida para a RTP2 em 2015, e é composta por oito dvd’s.

A obra, produzida pela TRADISOM, é uma espécie de diário de bordo com mais de 300 fotografias e muitos textos contados na primeira pessoa e é dedicada, entre outras figuras, a Adélia Garcia, nome incontornável no trabalho de Tiago Pereira, que faleceu no dia 31 de dezembro de 2016.

No dia 21 de janeiro vai ser lançado o portal online A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, que vai disponibilizar mais de 2600 vídeos, permitindo procurar as gravações por instrumento, região, género, produção e realizador e ainda viajar pelo país, de distrito em distrito, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira.

O projeto nasceu para consciencializar os cidadãos para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.

Das muitas gravações que vão integrar o site A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, três foram feitas no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, nas localidades de Alvite, LeomilSegões.