O Nazaré Challenge, uma etapa do circuito Big Wave Tour da World Surf League que se realizou na Praia do Norte no dia 20 de dezembro de 2016, gerou um retorno de mais de sete milhões de euros ao nível da comunicação e promoção, informou hoje a Câmara Municipal da Nazaré.

De acordo com a entidade representante da World Surf League (WSL) em Portugal, que coorganizou o evento com a autarquia, o Nazaré Challenge gerou 181 notícias, entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2016, e um retorno promocional da marca Nazaré de 7,2 milhões de euros.

A televisão foi a plataforma informativa que mais tempo de emissão dedicou ao assunto (86%), seguida da internet (7%), imprensa escrita (4%) e rádio (2%). O evento atingiu ainda os 3,5 milhões nas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Por países, os Estados Unidos lideraram a audiência deste evento, seguindo-se o Brasil, Austrália e Portugal.

“A Nazaré mostrou ao mundo que tem todas as condições para receber eventos desta magnitude. Mais uma vez o Canhão da Nazaré não desiludiu e presenteou o evento com ondas perfeitas, entre os 10 e os 15 metros de altura”, refere a WSL, sublinhando que este “foi sem qualquer tipo de dúvida, o evento mais duro que a organização já desenvolveu”.

A World Surf League destaca a capacidade operacional de todos os intervenientes. “Desde a organização à Câmara Municipal da Nazaré, todos os que fizeram parte deste evento enfrentaram a dura tarefa de operacionalizar um evento desta magnitude em menos de 72 horas”, adianta a WSL no seu relatório.

A Praia do Norte tem sido palco de algumas das maiores exibições de ondas grandes em todo o mundo, detendo o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada. A Câmara da Nazaré estima que 20.000 pessoas tenham passado pela zona de evento, no dia 20 de novembro.

“A realização de uma grande competição internacional na Nazaré, preferencialmente, com a chancela da World Surf League (WSL), sempre foi um objetivo da atual gestão camarária, pelo que foi com uma enorme satisfação que alcançámos esse objetivo, recebendo a principal prova de ondas grandes e os melhores atletas do planeta no Nazaré Challenge 2016, confessa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Para o autarca, os números “confirmam que se tratou de uma boa aposta do município na promoção da Nazaré”, junto de vários mercados”, estimando que “as próximas coorganizações com a WSL possam ser ainda mais proveitosas”.